Polícia Militar em Cidade Jardim: um sonho prestes a ser realizado

Quando foi fundada, em 1998, com o objetivo inicial de tratar de questões de segurança, a Sociedade Amigos da Colina das Flores já tinha um sonho: ter policiamento nas redondezas que – somado à estrutura dos serviços privados contratados – trouxesse mais benefícios para toda a comunidade. Dezenove anos depois, essa ideia está prestes a se tornar realidade. Graças a contribuições de Associados e outros moradores da região, está em vias de aquisição um imóvel a ser doado para a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo. Esse imóvel deve, em futuro breve, abrigar uma Companhia do 16º Batalhão de Policiamento Militar Metropolitano.

No link https://www.youtube.com/watch?v=lFW0gAP1oP0 temos, na íntegra, o projeto em si e o depoimento do Comandante da 2ª Cia. do 16 Batalhão, responsável pelo policiamento militar em nossa região.

A ideia, encaminhada ao Conseg Morumbi, no qual a Colina das Flores tem assento permanente através do Núcleo de Ação Local (NAL), foi abraçada de imediato. Depois foi levada ao comando do 16º Batalhão, que recebeu o projeto com entusiasmo, encaminhando o mesmo para a Secretaria de Segurança Pública e dando, assim, início à parceria público-privada. O Centro Integrado de Apoio Patrimonial (CIAP), órgão da Polícia Militar, em vistoria ao imóvel, localizado na Avenida Professor Alcebíades Delamare, aprovou o projeto, para o fim desejado.

 

Benefícios para a comunidade

Segundo João Jaouiche, diretor da Núcleo Consultoria, empresa responsável pela gestão dos serviços privados de segurança na Colina das Flores, a localização estratégica do imóvel, perto da Ponte Cidade Jardim, foi fator decisivo para que a Secretaria de Segurança Pública aceitasse o mesmo.

“Não é apenas para o bairro, é para a comunidade”, observa.

Jaouiche destaca, também, que a proximidade com a Companhia deve ter impactos positivos para os moradores da Colina das Flores. “A movimentação de policiais e carros de polícia pela região deve inibir as ocorrências. Isso deve facilitar também a forma de comunicação entre os vigilantes que trabalham na área com a polícia.”

Outro benefício direto, associado ao resultado da presença de policiais circulando pelo bairro, ação essa por si só preventiva, é a valorização de nossos imóveis e a ocupação dos espaços públicos, inseridos em uma área protegida, livre de ações marginais. Isso reflete diretamente no mercado imobiliário, aquecendo o mesmo e evitando uma paisagem de abandono e de falta de investimento no bairro, situação indesejável a todos.