Parcerias

Instituto Biológico de São Paulo

0 lnstituto Biológico, órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, tem o propósito de transferir conhecimento científico e tecnológico para o negócio agrícola nas áreas de sanidade animal e vegetal em suas relações com o meio ambiente, além da atribuição em pesquisa na área de pragas urbanas, tendo como objetivo melhorar a qualidade de vida da população. O pesquisador Francisco José Zorzenon é pesquisador científico e diretor técnico do Laboratório de Pragas Urbanas deste Instituto.

Em meados do ano 2000, iniciou-se a pesquisa, junto à Sociedade Amigos da Colina das Flores, direcionada ao levantamento e controle de cupins subterrâneos e formigas carpinteiras na arborização pública. Foram analisadas aproximadamente 2 mil árvores dentro do perímetro da Colina das Flores e, desde então, há 16 anos, Zorzenon coordena a pesquisa, monitorando a área, obtendo diversos avanços científicos e tecnológicos, dentre os quais, o desenvolvimento de metodologia de prospecção interna de árvores para a determinação de infestação termítica (por cupins subterrâneos), através de videoprospecção (visualização do interior dos troncos por câmeras especiais). Atualmente, com a evolução e com o resultado de pesquisas desenvolvidas, visando ao controle das pragas na arborização, são utilizados produtos naturais no tratamento dessa verdadeira floresta urbana.

Óleos vegetais com ação inseticida são usados para o controle de cupins, sendo eficientes e sem qualquer prejuízo ao meio ambiente e aos organismos não alvos, tais como aves, abelhas, dentre outros organismos, incluindo o homem.

O trabalho do Instituto Biológico de São Paulo na Colina das Flores é, sem dúvida, uma referência para a cidade de São Paulo.

 

Site: http://www.biologico.sp.gov.br/